Processo de Migração da Claranet
Neste artigo vamos abordar algumas informações relevantes sobre o processo de migração da Claranet para a Skymail. O processo envolve migração de contas Linux (IMAP) e contas Exchange.
O processo basicamente funciona da seguinte forma:
1) Todos os dias, a 00:30h, nós iniciamos um processo de criação dos clientes, domínios e caixas postais que serão migradas neste mesmo dia, na parte da noite.
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- Criamos o cadastro do cliente na Skymail. Itens executados na importação do cadastro:
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- Adicionamos os produtos dentro do cadastro
- Importamos os usuários administradores do cadastro
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- Criamos os domínios deste cliente. Itens executados na importação dos domínios:
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- Importamos regras de antispam
- Importamos customização visual
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- Criamos os emails: Itens executados na importação dos emails:
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- Sincronizamos status da conta
- Sincronizamos os apelidos
- Sincronizamos os redirecionamentos
- Sincronizamos as regras de antispam
- Sincronizamos as regras do webmail que salvam e-mails em pastas diferentes
- Sincronizamos as identidades/assinaturas do webmail
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- Contas do tipo Linux
- Importamos a senha via hash do LDAP da Claranet
- Iniciamos um processo de cópia de conteúdo via IMAP
- Contas do tipo Exchange
- Importamos as senhas utilizando o ADMT para migrar o objecto do AD da Claranet
- Criamos o cadastro do cliente na Skymail. Itens executados na importação do cadastro:
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2) Todos os dias, às 19h, nós iniciamos o processo de migração destes clientes que foram criados na madrugada
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- Alteramos as entradas de DNS dos domínios
- Adicionamos uma flag nas caixas postais Linux da Claranet para que:
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- Qualquer e-mail que continue chegando na Claranet, seja direcionado para a Skymail
- Qualquer conexão IMAP/POP3 que caia nos servidores da Claranet, faremos um proxy para a Skymail
- Quando o usuário acessar o webmail da Claranet, ele será redirecionado para o webmail da Skymail
- Executamos uma cópia de todos os contatos do Webmail
- Executamos uma cópia dos calendários/eventos do Webmail
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- Iniciamos um processo de "Move Mailbox" para as contas do tipo Exchange:
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- É neste momento que todo o conteúdo das contas Exchange começar a ser migrados para a Skymail
- O "Move Mailbox" de cada conta Exchange vai terminar em um horário diferente
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- Os e-mails seguem funcionando na Claranet enquanto estão sendo movidos
- Quando termina o move da caixa, ela para de funcionar na Claranet e começa a funcionar na Skymail
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- Neste momento o acesso ao OWA por outlook.mandic.com.br vai apresentar erro
- O Outlook (se estiver aberto) vai desconectar
- O usuário deve passar a utilizar o endereço https://webmail.claramail.com.br para acesso ao OWA
- O Outlook deve ser reiniciado para que ele faça uma nova leitura do autodiscover e "reconfigure" a conta apontando para a Skymail. Este processo é automático.
- Os dispositivos mobiles devem ser reconfigurados utilizando o endereço: https://webapp.claramail.com.br
- As contas Exchange que estiverem configuradas como IMAP/POP3 devem ser reconfiguradas, alterando os servidores para: imap.claramail.com.br, pop.claramail.com.br e smtp.claramail.com.br
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- Nós criamos algumas regras de transporte entre Skymail e Claranet para que os e-mails continuem chegando corretamente, tanto na Skymail como Claranet, independente se a caixa exchange já tiver sido movida ou não.
- O "Move Mailbox" de alguns e-mails podem se estender para o dia seguinte, porém isso NÃO DEVE SER UM PROBLEMA, uma vez que as caixas continuam funcionando na Claranet enquanto o Move não finaliza.
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Informações Importantes
Problemas conhecidos
- Os e-mails do tipo Exchange, depois que finalizarem o processo de "Move", devem reconfigurar o dispositivo mobile, usando no endereço do servidor: webapp.claramail.com.br
- Os e-mails do tipo Exchange, depois que finalizarem o processo de "Move", devem reconfigurar os dispostivos IMAP/POP3, utilizando no endereço do servidor: imap.claramail.com.br, pop.claramail.com.br e smtp.claramail.com.br
Problemas resolvidos
1) Erros em contas Exchange enviando e-mails e voltando erro de legacyexchangedn/x500.
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- Mensagem de erro: Remote Server returned '550 5.1.11 RESOLVER.ADR.ExRecipNotFound; Recipient not found by Exchange Legacy encapsulated email address lookup'
- O problema acontecia quando uma conta do tipo Exchange enviava um e-mail usando a GAL/autocompletar para uma conta do tipo Linux
- As contas do tipo Linux são criadas no AD da Claranet como um objeto do tipo contato, para estes e-mails aparecerem no catálogo de endereços das contas Exchange
- Na Skymail também existe o mesmo procedimento, porém os contatos são criados em nosso AD com um legacyexchangedn diferente
- Agora os scripts de migração importam o legacyexchangedn dos contatos da Claranet para os contatos da Skymail, usando o endereço do tipo X500
- Problema resolvido no dia 08/01/2025
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2) Falha na entrega de e-mails para algumas contas do tipo Exchange
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- Mensagem de erro: Remote-MTA: dns; mxmandic.claramail.com.br, Diagnostic-Code: smtp; 553 sorry, relaying denied from your location, [168.0.132.109] (#5.7.1)
- O problema acontecia quando um e-mail era enviado para uma caixa postal do tipo Exchange, que ainda não tinha terminado o move e que possuia a opção spamwallStatus=active no LDAP da Claranet
- Os e-mails enviados para as caixas Exchange que não terminaram o move, passa pela Skymail, e uma regra de transporte redireciona ele para a Claranet, injetando o e-mail diretamente nos servidores mx-cluster
- Os domínios com spamwallStatus=active no LDAP da Claranet não aceitavam e-mails sendo entregues diretamente nos servidores mx-cluster
- Agora os scripts de migração alteram o spamwallStatus=active no LDAP da Claranet, com isso os servidores mx-cluster não recusam mais os e-mails
- Problema resolvido no dia 08/01/2025
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3) Mensagem de aviso de quota em 2 GB
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- O e-mail Exchange quando é movido, ele vem respeitando a quota que está setado no Database do Exchange e não a quota da caixa postal em si
- Tem um programa que fica verificando as contas que terminaram o move, assim que ele percebe que alguma conta terminou, uma série de passos são executados nesta conta. Um destes passos é definir a quota diretamente na caixa postal (neste momento ele para de respeitar a quota do Database e passa a respeitar a quota setada na caixa postal)
- Pode existir um atraso de 5 a 10 minutos entre terminar o move e setar a quota diretamente na caixa postal
- Este atraso fez com que algumas contas recebam um aviso de quota de 2 GB (valor que estava no database)
- Alteramos a quota default de todos os databases para 100 GB, desta forma o problema não vai mais ocorrer
- Problema resolvido no dia 10/01/2025
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4) Emails Exchange foram importados sem os redirecionamentos
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- Os e-mails Exchange que possuiam redirecionamentos apareciam no painel de Controles da Skymail, porém não funcionavam dentro do Exchange
- Os scripts de migração traziam a informação de redirecionamento do LDAP da Claranet para o LDAP da Skymail, porém dentro do Exchange o ADMT não estava importando os atributos do AD referentes aos redirecionamentos
- Ajustamos os scripts para que nas novas importações, os redirecionamentos sejam ativados dentro do AD da Skymail
- Rodamos um script alternativo que corrigiu o redirecionamento em todas as as contas já migradas
- Problema resolvido no dia 14/01/2025
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5) Salas de reunião do Exchange não estavam sendo migradas
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- As salas de reunião eram criadas com um processo manual na Mandic, e elas não ficam visiveis pelo painel MMM, por conta disso os scripts de migração não estavam contabilizando elas
- Ajustamos os scripts para que nas novas importações, os scripts vão consultar direto o Exchange da Mandic para saber se um domínio/cliente possui salas de reunião e desta forma importa-la corretamente
- Precisa fazer script alternativo que procura as salas de reuniões nos clientes já migrados
- Problema resolvido no dia 16/01/2025
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