Envios SMTP - Conceitos do serviço
Serviço de Envios SMTP
Solução que permite o disparo e acompanhamento das entregas de e-mails transacionais de alto volume.
O sistema controla o fluxo envio de mensagens sem limitação técnica para quantidade de disparos. Desta forma as mensagens têm um alto índice de entrega sem que o domínio ou IP de disparo sejam classificados como SPAM.
O sistema conta com um modulo de Relatórios e dashboards para acompanhamento e tratativa das mensagens entregues e análise dos motivos de retorno.
O serviço é contratado no modelo de franquia mensal de disparos, com os planos disponíveis listados abaixo:
- 2.000 disparos / mês
- 5.000 disparos / mês
- 10.000 disparos / Mês
- 20.000 disparos / mês
- 30.000 disparos / mês
- 50.000 disparos / mês
- 100.000 disparos / mês
- 250.000 disparos / mês
- 500.000 disparos / mês
- 1.000.000 de disparos / mês
Demandas acima de 1.000.000 de disparos / mês devem ser tratadas via projeto especial. Consulte o departamento comercial da Skymail para informações sobre valores dos planos.
A que necessidades este produto atende:
O produto é destinado a fluxos de trabalho de grande volume baseados na comunicação por e-mail, como:
- Envio de boletos e notas fiscais
- Confirmação de pagamentos de pedidos de e-commerce
- Notificações de rastreamento de encomendas
- Notificações de acompanhamento de chamados técnicos
- Alertas via sistema
Obs: A utilização do serviço é restrita a e-mails transacionais, devidamente autorizados pelos destinatários como nos exemplos acima. Esta ferramenta não deve ser utilizada para disparos de e-mail marketing não solicitados. A Skymail não compactua com práticas de SPAM e caso seja identificada esta pratica as sanções previstas no contrato de prestação de serviço podem ser aplicadas. A utilização dos serviços está sujeita as clausulas e privacidade e LGPD da Skymail.
Características de uso:
A solução é composta por uma plataforma de envios que roda em background e um modulo de relatórios com o resultado destes envios.
Os disparos realizados são contabilizados para atingimento da franquia contratada, sempre no período do 1º ao ultimo dia do mês. Ao atingir 80% da franquia mensal contratada é enviado uma notificação por email para os contatos técnicos. Quando a franquia é atingida os envios são interrompidos até o final do periodo ou até a contratação de nova franquia maior.
Plataforma de envios:
O serviço é ativado para o cliente na caixa postal informada, e os dados para configuração do servidor SMTP e autenticação no servidor de disparos são informados pelo nosso time de ativação.
O serviço SMTP Skymail não contempla ferramenta para elaboração de peças de e-mail ou programação dos disparos. O endereço do servidor SMTP e credenciais de acesso informados pela Skymail devem ser configurados na ferramenta de preferência do cliente.
É possível configurar o serviço para mais de uma credencial de acesso, compartilhando a mesma franquia mensal de disparos contratada.
Modulo Relatórios
O modulo de relatórios pode ser acessado pelo Painel Skymail a partir da opção ‘Envios SMTP’.
O relatório inicial é exibido na tela, respeitando os filtros ativados. Podem ser aplicados os seguintes filtros nesta visualização:
- Periodo de envio – períodos pré - configurados ou especificados pelo usuário
- Por remetente: conta utilizada para autenticação dos envios
- Por destinatário
O relatório exibe as seguintes informações:
- Total: Total de mensagens enviadas no periodo selecionado. Esta é a quantidade que será considerada para atingimento da franquia contratada.
- Enviadas: Total de mensagens entregues
- Em Tentativa: Total de mensagens em que houve falha temporária na entrega, que é quando o servidor de e-mail do destinatário responde com um erro temporário (4xx) ou se o servidor não pode ser contatado no momento da tentativa. Um e-mail fica em tentativa de envio por até 4 horas. Se passado este período e o e-mail continua recebendo um erro temporário, ele é removido da fila e o status da entrega passa a ser “falha na entrega”.
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- Alguns exemplos comuns de falha temporária:
- Servidor de e-mail do destinatário está fora do ar
- Problemas de DNS no domínio do destinatário (não localiza entrada MX)
- O e-mail do destinatário está com a caixa cheia (Alguns provedores respondem como erro permanente para esta ocasião)
- Alguns exemplos comuns de falha temporária:
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- Falhas: Total de mensagens em que houve falha definitiva na entrega, que ocorre quando o servidor do e-mail do destinatário responde como código de erro definitivo (5xx), ou após excedidas todas as tentativas que não foram bem sucedidas devido a falhas temporárias
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- Alguns exemplos comuns de falha definitiva:
- O e-mail do destinatário não existe
- O e-mail do destinatário está inativo
- O e-mail foi bloqueado por algum filtro de conteúdo ou política de segurança do destinatário
- Alguns exemplos comuns de falha definitiva:
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Envios em lote do outlook: Permite até 500 envios do outlook, contando todos os campos. Para e CC. (o conteúdo disparado deve estar relacionado a envios transacionais).
Tamanho máximo por anexo/mensagem: A mensagens estão limitadas a 50 mb de tamanho.
Obs: Mensagens internas para o próprio domínio também são contabilizadas no envio. (Casos onde o serviço de email está hospedado na SKYMAIL).
Resultado dos envios ao longo do tempo:
É possível exibir esta informação em formato de gráfico ou tabela. No formato tabela os resultados podem ser exportados em formato CSV para análise no Excel.
Detalhes de envio por status:
Na visualização por tabela, ao clicar na data de envio, quantidade enviada, falhas ou tentativas é exibida a tela de detalhamento dos envios. Ao clicar sobre a data o detalhe de todos os envios são exibidos, e ao clicar sobre cada tipo de resultado, apenas os envios deste tipo são exibidos. Esta informação pode sex exportada em formato CSV para análise no Excel.
Obs: nas imagens algumas informações foram omitidas. Na utilização do serviço todos os dados serão exibidos.
Para os casos de Falhas ou envios em tentativas, será exibido o detalhamento do status para análise e correção
Boas práticas de uso:
A reputação do seu dominio determina se suas mensagens serão entregues ou se serão bloqueadas por filtros Anti-SPAM. Melhore a Reputação do seu domínio e conta com as praticas abaixo para garantir um percentual de entrega cada vez maior.
Faça disparos apenas para base conhecida, amparado por uma base legal de LGPD.
Uma conta ou dominio com baixa reputação pode fazer com que as mensagens sejam classificadas como SPAM. A reputação está diretamente ligada com a qualidade de suas listas de contatos. Consulte o seu departamento jurídico para validar as bases legais de cada disparo com base na LGPD.
Limpe a base de disparos com base nos retornos
Um alto índice de mensagens não entregues contribui para uma baixa reputação do dominio. Com base nos relatórios de retorno da plataforma, faça limpezas periódicas em suas listas, retirando os contatos improdutivos, inválidos e que sempre retornam bounces (erros de envio).