Política de Retenção Veeam Backup
Essa documentação tem como objetivo explicar sobre o funcionamento da política de retenção do Veeam Backup.
1 - Existe 2 tipos de Política de Retenção no Veeam Backup, a Política de Retenção de Curto Prazo e a Política de Retenção de Longo Prazo.
2 - Dentro da Política de Retenção de curto prazo, existe leque de opções que podem ser configuradas no momento que está criando o seu Job.
3 - Abaixo ser explicado sobre a Política de Retenção de curto prazo para as edições Workstation, Server e Backups desatualizados:
4 - Os pontos de restauração na cadeia de backup não são mantidos para sempre. Eles são removidos de acordo com a política de retenção. A política de retenção de curto prazo ajuda a manter o ciclo de vida dos pontos de restauração e garante que os arquivos de backup não consumam todo o espaço em disco.
5 - Segue abaixo explicações das funcionalidades de cada edição do Veeam Backup:
- Na edição Workstation, o Veeam Agent retém os pontos de restauração por um determinado número de dias.
- Na edição Server, você pode selecionar a política de retenção de curto prazo. O Veeam Agent pode reter pontos de restauração por um determinado número de dias ou reter um determinado número de pontos de restauração mais recentes definidos pelo usuário no momento da criação do Job.
- Você também pode especificar a política de retenção para backups desatualizados — backups para os quais o Veeam Agent não cria novos pontos de restauração dentro de um período de tempo especificado.
6 - Política de Retenção na edição Workstation:
-
Na edição Workstation, o Veeam Agent retém pontos de restauração pelos últimos N dias; o número de dias é definido pelo usuário no momento da criação do Job.
-
Durante cada sessão de trabalho de backup, o Veeam Agent verifica se há algum ponto de restauração obsoleto na cadeia de backup. Se algum ponto de restauração estiver obsoleto, ele será removido da cadeia.
-
Para configurações de política de retenção, o Veeam Agent leva em consideração não os dias corridos, mas os dias em que os arquivos de backup foram criados com sucesso.
7 - Exemplo, você configurou a tarefa de backup da seguinte maneira:
- A tarefa de backup é executada diariamente.
- A política de retenção está definida para 5 dias.
A tarefa de backup foi executada com êxito 3 vezes e criou 3 pontos de restauração na cadeia de backup. Depois disso, você desligou o computador por 10 dias. Quando você liga seu computador, o Veeam Agent executa uma tarefa de backup por agendamento e cria um novo ponto de restauração.
O ponto de restauração mais antigo, no entanto, não é removido da cadeia de backup. No final de uma nova sessão de trabalho de backup, a cadeia de backup terá apenas 4 pontos de restauração criados durante os 4 dias em que o trabalho de backup foi executado com êxito.
8 - A remoção dos backups por tempo de retenção na edição Workstation irá funcionar da seguinte forma:
- Pontos de restauração obsoletos, o Veeam Agent não exclui simplesmente os arquivos de backup do disco. Ele transforma a cadeia de backup para que a cadeia de backup sempre contenha um arquivo de backup completo do qual os arquivos de backup incrementais subsequentes sejam dependentes. Para manter a consistência da cadeia de backup, o Veeam Agent usa o seguinte esquema de rotação:
- Durante cada sessão de trabalho de backup, o Veeam Agent adiciona um arquivo de backup à cadeia de backup e verifica se há um ponto de restauração obsoleto.
- Se existir um ponto de restauração obsoleto, o Veeam Agent transforma a cadeia de backup.
- O Veeam Agent reconstrói o arquivo de backup completo para incluir nele os dados do arquivo de backup incremental que segue o arquivo de backup completo.
- Para fazer isso, o Veeam Agent injeta no arquivo de backup completo blocos de dados do arquivo de backup incremental mais antigo da cadeia. Dessa forma, um backup completo 'avança' na cadeia de backup.
- O arquivo de backup incremental mais antigo é removido da cadeia como redundante: seus dados já foram injetados no arquivo de backup completo e o arquivo de backup completo inclui dados desse arquivo de backup incremental.
- Se a cadeia de backup contiver vários pontos de restauração obsoletos, o procedimento de reconstrução será semelhante. Os dados de vários pontos de restauração são injetados no arquivo de backup completo reconstruído.
- Dessa forma, o Veeam Agent garante que a cadeia de backup não seja interrompida e você poderá recuperar seus dados em qualquer ponto de restauração.
9 - Política de Retenção na edição Server:
- Na edição Server, você pode selecionar a lógica por trás da política de retenção de curto prazo.
- O Veeam Agent retém os pontos de restauração dos últimos N dias; o número de dias é definido pelo usuário no momento da criação do Job. Nesse caso, o Veeam Agent funciona de maneira semelhante a edição Workstation.
- O Veeam Agent retém o número de pontos de restauração mais recentes definidos pelo usuário quando é criado o Job.
10 - Durante cada sessão de trabalho de backup, o Veeam Agent verifica se há algum ponto de restauração obsoleto na cadeia de backup. Se algum ponto de restauração estiver obsoleto, ele será removido da cadeia.
11 - Ao remover pontos de restauração obsoletos, o Veeam Agent não exclui simplesmente os arquivos de backup do disco. Ele transforma a cadeia de backup para que a cadeia de backup sempre contenha um arquivo de backup completo do qual os arquivos de backup incrementais subsequentes sejam dependentes. Para manter a consistência da cadeia de backup, o Veeam Agent usa o seguinte esquema de rotação:
- Durante cada sessão de trabalho de backup, o Veeam Agent adiciona um arquivo de backup à cadeia de backup e verifica se há um ponto de restauração obsoleto.
- Se existir um ponto de restauração obsoleto, o Veeam Agent transforma a cadeia de backup. Como parte desse processo.
- O Veeam Agent reconstrói o arquivo de backup completo para incluir nele os dados do arquivo de backup incremental que segue o arquivo de backup completo.
- Para fazer isso, o Veeam Agent injeta no arquivo de backup completo blocos de dados do arquivo de backup incremental mais antigo da cadeia. Dessa forma, um backup completo 'avança' na cadeia de backup.
- O arquivo de backup incremental mais antigo é removido da cadeia como redundante: seus dados já foram injetados no arquivo de backup completo e o arquivo de backup completo inclui dados desse arquivo de backup incremental.
12 - Política de Retenção para backups desatualizados:
- Além de especificar as configurações gerais da política de retenção, você pode definir a política de retenção para backups desatualizados.
- Um backup desatualizado é um backup para o qual nenhum novo ponto de restauração foi criado nos últimos N dias.
- A política de retenção para backups desatualizados ajuda a evitar a manutenção de dados redundantes no local de destino: quando o período de retenção de backup desatualizado termina, um backup desatualizado é removido automaticamente do local de destino.
13 - O Veeam Agent oferece política de retenção para backups desatualizados que são criados nos seguintes tipos de locais de destino:
- Repositório de backup da Veeam
- Repositório Veeam Cloud Connect
14 - Para especificar a política de retenção para backups desatualizados, você deve habilitar a opção Remover dados de itens excluídos após <N> dias nas configurações da tarefa de backup e especificar o número de dias durante os quais os dados de backups desatualizados devem ser retidos no repositório de backup.
Por padrão, o Veeam Agent mantém backups desatualizados por 30 dias. Você pode alterar o número de dias para reter backups desatualizados, se necessário.
15 - Atente-se ao seguinte:
- Você deve usar a política de retenção para backups desatualizados com sabedoria.
- Recomendamos que você defina a política de retenção para backups desatualizados para 7 dias ou mais para evitar a perda indesejada de dados.
- A opção Remover itens excluídos após <N> dias permite controlar dados de backups para os quais o Veeam Agent não produz novos pontos de restauração por algum tempo.
- Além disso, o Veeam Agent aplica regras gerais de política de retenção para manter o número necessário de pontos de restauração na cadeia de backup.
16 - Política de Retenção de Longo Prazo:
- A política de retenção de longo prazo ou Grandfather-Father-Son (GFS) permite que você armazene arquivos de backup por longos períodos — por semanas, meses e até anos.
- Para isso, o Veeam Agent não cria nenhum novo arquivo de backup especial — ele usa os arquivos de backup criados durante a execução da tarefa de backup e marca esses backups com sinalizadores GFS específicos.
- Para marcar um arquivo de backup para retenção de longo prazo, o Veeam Agent pode atribuir ao arquivo os seguintes tipos de sinalizadores GFS: semanal (W), mensal (M) e anual (Y).
17 - Se o Veeam Agent atribuir um sinalizador GFS a um arquivo de backup completo, esse arquivo de backup não poderá mais ser excluído ou modificado. O Veeam Agent não aplica configurações de política de retenção de curto prazo ao arquivo de backup completo. Por exemplo, o Veeam Agent ignora o arquivo de backup ao determinar se o número de arquivos de backup permitidos foi excedido.
18 - Quando o período de retenção especificado termina, o Veeam Agent desatribui o sinalizador GFS do arquivo de backup completo. Se o arquivo de backup não tiver outros sinalizadores GFS atribuídos, ele poderá ser modificado e excluído de acordo com a política de retenção de curto prazo.
19 - Na Política de Retenção a Longo Prazo existe algumas limitações onde o Veeam Agent não cria novos arquivos de backup completo ao aplicar a política de retenção GFS, você deve configurar suas tarefas de backup de forma que não perca nenhum dado essencial devido a um número insuficiente de arquivos de backup completo. Por exemplo, se você configurar a retenção GFS mensal, precisará de pelo menos um arquivo de backup completo por mês.
20 - Se um sinalizador GFS for atribuído a um arquivo de backup completo em uma cadeia de backup ativa, o seguinte se aplica:
- O Veeam Agent não pode transformar a cadeia de backup de acordo com a política de retenção de curto prazo.
- O Veeam Agent não consegue mesclar dados de arquivos de backup incremental no arquivo de backup completo.
21 - O Veeam Agent atribui sinalizadores GFS somente após você salvar as configurações da política de retenção GFS. Isso significa que os sinalizadores GFS são atribuídos apenas aos arquivos de backup criados após a configuração, enquanto os arquivos de backup criados anteriormente não são afetados e os sinalizadores atribuídos anteriormente não são modificados.
22 - A política de retenção para itens excluídos não se aplica a arquivos de backup completo aos quais os sinalizadores GFS são atribuídos.