E-mail Skymail - Segurança
Segurança
- Autenticação em Duas etapas com códigos randômicos no acesso ao Webmail.
- Criptografia SSL para IMAP / SMTP / POP / Webmail.
- Bloqueio de protocolos
- Filtro de conteúdo (bloqueios de anexos)
- Controle de acesso somente por IP´s autorizados para webmail e cliente de email
- Log de auditoria nos acessos e movimentação através do painel de controle
- Controle de acesso por horário
- Politica de senhas (expiração, força de senha, período)
- S/mime
- Backup de e-mails em DC distinto
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Autenticação em suas etapas
Autenticação em suas etapas com códigos randômicos no acesso ao Webmail. Defina obrigatoriedade com a camada de códigos randômicos no acesso.
Criptografia SSL para IMAP / SMTP / POP / Webmail.
Certificado SSL é um certificado digital que autentica a identidade de um site e possibilita uma conexão criptografada. O termo "SSL" significa "Secure Sockets Layer" (camada de soquete seguro), um protocolo de segurança que cria um link criptografado entre o desktop e um servidor.
Controle de acesso somente por IP´s autorizados para webmail e cliente de e-mail
Log de auditoria nos acessos e movimentação através do painel de controle
Controle de acesso por horário
Politica de expiração de senhas
Bloqueio de protocolos
Filtro de conteúdo (bloqueios de anexos).
- Backup de e-mails 30 dias
A solução possui o backup 30 dias executado em data center distinto a produção. - Antispam Skymail.
O sistema utiliza uma estrutura de pontuação robusta e plug-ins para integrar uma ampla gama de testes avançados de análise heurística, estatística em cabeçalhos de e-mail e texto corporal, incluindo análise de texto, filtragem bayesiana, blocklists DNS e bancos de dados de filtragem colaborativa. - Antivírus de arquivos
O Clam é um antivírus de código aberto (GPLv2), projetado especialmente para digitalização de mensagens em gateways de e-mail. Ele fornece uma série de utilitários, incluindo um daemon multi-threaded flexível e escalável, um scanner de linha de comando e uma ferramenta avançada para atualizações automáticas do banco de dados. O núcleo do pacote é um antivírus disponível em forma de biblioteca compartilhada, permitindo a detecção de 1 milhão de vírus, worms e trojans, incluindo macro do Microsoft Office, malware móvel e outras ameaças. Ele também possui capacidade de verificações dentro de arquivos compactados, como .zip, .rar...
Segurança na comunicação por e-mail através da tecnologia S/MIME:
O que é S/MIME?
A sigla S/MIME vem do inglês "Secure Multipurpose Internet Mail Extension", que se refere ao protocolo de segurança para assinatura de e-mail.
A utilização de um Certificado Digital S/MIME possibilita que um usuário, ao se comunicar através de mensagens de e-mail:
- Comprove a identidade do remetente, assegurando-se que o autor da mensagem não é um impostor, através de uma assinatura digital com selo de tempo;
- Criptografe e descriptografe o conteúdo da mensagem, garantindo o sigilo, pois somente o destinatário poderá ler o seu conteúdo;
Garanta a integridade das mensagens e anexos, pois não é possível adulterar o seu conteúdo enquanto a mensagem é trafegada, facilitando o compartilhamento seguro de documentos através da Internet;
Quando você assina a mão uma carta, utilizando papel e caneta, e envia pelo correio para alguém, quem receber reconhecerá a sua assinatura e saberá que foi você quem enviou, mesmo que não tenha sido entregue pessoalmente.
Este mesmo conceito é utilizado pela tecnologia S/MIME, que utiliza uma criptografia de chave pública para automaticamente criptografar e descriptografar o conteúdo de um e-mail e anexos, e uma assinatura digital para comprovar que você realmente é o remetente da mensagem.
O destinatário de uma mensagem de e-mail assinada digitalmente não precisa possuir um Certificado Digital S/MIME para reconhecer a assinatura digital e comprovar o remetente da mensagem. Mas para trocar mensagens de e-mail criptografadas, o remetente e o destinatário precisam possuir um Certificado Digital S/MIME cada, para que cada um possa automaticamente descriptografar uma mensagem a ele destinada.
Como funciona o S/MIME?
A assinatura digital de uma mensagem de e-mail, utilizando um Certificado Digital S/MIME instalado em seu cliente de e-mail, funciona da seguinte forma:
A assinatura digital é gerada usando a chave privada do certificado digital e autenticada utilizando a chave pública.
A chave pública é incluída na mensagem de e-mail, possibilitando que a sua identidade seja identificada automaticamente quando o destinatário abrir a sua mensagem.
A sua chave privada sempre aplica uma assinatura digital única para cada e-mail que você enviar, para garantir a segurança e confiabilidade.
Para utilizar a criptografia proporcionada pelo S/MIME, uma mensagem de e-mail e seus anexos são criptografados antes de serem encaminhados ao seu servidor/provedor de e-mail para o envio, impossibilitando que terceiros tenha acesso a conteúdo.
Após a troca de mensagens de e-mail assinadas digitalmente com o Certificado Digital S/MIME, os dois usuários vão possuir automaticamente as chaves públicas de cada um.
A criptografia é feita utilizando a chave pública e a mensagem somente pode ser descriptografada utilizando a chave privada correspondente do destinatário da mensagem de e-mail, assegurando que a mensagem está segura e não pode ser lida enquanto trafega pela Internet:
Compatibilidade S/MIME
Os Certificados Digitais S/MIME podem ser utilizados nos principais programas clientes de e-mail para desktop e mobile:
- Microsoft Outlook
- iPhone iOS Mail
- Mozilla Thunderbird
Entre outros não homologados pela Skymail