Skybox - Conceitos do serviço
Documentação Skybox
Skybox: É uma plataforma de colaboração em nuvem que permite sincronização e compartilhamento de arquivos de forma simples e intuitiva. Está disponível para todas as caixas postais Skymail e Exchange gratuitamente com a cota de 1GB a 5GB de armazenamento.
O Skybox oferece facilidades similares às de outros softwares do segmento, como sincronização de arquivos do desktop com a nuvem, compartilhamento de arquivos para dentro e fora da organização e recursos extras que podem ser igualmente úteis à sua empresa. Todos os dados ficam armazenados na nuvem Skymail.
Como funciona o Skybox?
O Skybox armazena arquivos de forma criptografada, em estruturas convencionais de diretórios, permitindo seu acesso a partir de uma interface web, mobile ou pasta local através de instalação de software cliente no desktop. O software cliente pode ser instalado em máquinas e dispositivos que rodam sob Windows, Mac, Android e iOS.
Customização: O Skybox integrado às caixas postais tem o funcionamento padronizado para todos os clientes. Caso seja identificada alguma necessidade específica em sua organização, é possível customizar a solução em um ambiente dedicado para uso exclusivo. Neste caso, fale com seu gerente de contas para melhor orientação.
A URL de acesso pode ser configurado no domínio de sua empresa, facilitando o gerenciamento de acesso.
Segurança: O armazenamento é feito em infraestrutura redundante na nuvem Skymail, com gerenciamento e monitoramento 24x7 realizado por nossa equipe de especialistas. Todos os dados são isolados logicamente através de controle de acesso e opcionalmente autenticação em dois fatores. A solução conta também com recurso para recuperação de dados excluídos e versões anteriores de arquivos alterados.
O controle de acesso pode ser realizado de acordo com a customização das contas de e-mail, ao configurar horário e IP exclusivo para acesso nas contas, automaticamente o serviço Skybox absorve as regras de acesso.
Compartilhamento de arquivos:
O compartilhamento do conteúdo armazenado pode ser definido de diferentes formas:
- Para usuários, com opções diferenciadas de acesso para leitura ou leitura e gravação.
- Através de URL’s públicas.
- Com ou sem senhas para acesso.
- Com ou sem data de expiração.
Os usuários do Skybox podem compartilhar arquivos e pastas e os alvos possíveis são:
- Compartilhamento externos através de links públicos.
- Compartilhamento interno na organização.
- Compartilhamento externos através de links públicos com senha.
- Compartilhamento internos através de links com senha.
- Compartilhamento externos através de links públicos com data de expiração.
- Compartilhamento internos através de links com data de expiração.
Compartilhamentos por link público: Você pode compartilhar arquivos e pastas por meio de links concedendo os seguintes níveis de permissão.
- Somente leitura para permitir a visualização e o download.
- Permitir envio e edição.
- Compartilhar uma pasta e dar permissão de realizar upload de arquivos sem ver os arquivos que já estão nessa pasta.
- Ocultar download de conteúdo.
- Proteger por senha.
- Definir data de validade para desativar automaticamente o compartilhamento.
- Nota para o destinatário (aviso no compartilhamento).
- Cancelamento de compartilhamento para reverter o compartilhamento.
- Adicione outro link para criar vários links públicos com direitos diferentes.
Recupere as versões de arquivos:
O Skybox suporta o controle de versão simples para arquivos. O controle de versão cria backups de arquivos que podem ser acessados por meio da web. Essa função contém o histórico do arquivo onde você pode reverter um arquivo para qualquer versão anterior.
O aplicativo de controle de versão expira versões antigas automaticamente para garantir que o usuário não fique sem espaço.
Arquivos excluídos:
Quando você exclui um arquivo no Skybox, ele não é imediatamente excluído de forma permanente, apenas movido para a lixeira, o processo de exclusão permanente é feito quando o arquivo excluído o elimina para liberar espaço para novos arquivos.
Encontre seus arquivos excluídos na lixeira, pela interface web do Skybox. Você terá opções para restaurar ou excluir arquivos permanentemente.
O Skybox verifica a idade dos arquivos excluídos toda vez que novos arquivos são adicionados aos arquivos excluídos. Por padrão, os arquivos excluídos permanecem na lixeira por 30 dias. (O Skybox não possui backup para restauração após exclusão da lixeira para contas básicas de 1GB e 5GB. Contas que possuem um licença paga acima de 25GB possuem backup com retenção de 60 dias).
Os arquivos excluídos não são contabilizados em sua cota de armazenamento. Apenas seus arquivos pessoais contam para sua cota, arquivos que foram compartilhados com você não utilizam sua cota.
O que acontece quando os arquivos compartilhados são excluídos?
Na exclusão de arquivos compartilhados os dados excluídos são movidos para a lixeira do usuário que realizou a exclusão e do usuário que compartilho a pasta originalmente. Os dados excluídos não aparecem na lixeira dos demais usuários que acessam o compartilhamento, como o cenário baixo ilustra:
- O Usuário1 compartilha uma pasta “teste” com o Usuário2 e Usuário3
- O usuário2 (o destinatário) exclui um arquivo/pasta "sub" dentro de "teste"
- A pasta “sub” será movida para a lixeira do Usuário1 (proprietário) e do Usuário2 (destinatário).
- Mas o Usuário3 não terá uma cópia de “sub” em sua lixeira
- Quando o Usuário1, o dono exclui “sub”, ele é movido para a lixeira do Usuário1. Ele é excluído do Usuário2 e do Usuário3, e não é colocado em suas lixeiras.
Quando você compartilha arquivos, outros usuários podem copiar, renomear, mover e compartilhá-los com outras pessoas, da mesma forma que fazem com qualquer arquivo de computador.
Cota de armazenamento:
O administrador do Skybox tem a opção de definir uma cota de armazenamento para os usuários. Todos os usuários de caixas postal Skymail e Exchange possuem Skybox 1 Gb gratuitamente por padrão . As cotas de expansão são pré-definidas em planos de 25GB, 50GB, 100GB, 200GB, 250GB, 500GB, 1TB, 2TB, 3TB e 10TB. A ativação é efetuada através do painel de controle da Skymail, após contratação comercial. Em pastas compartilhadas, a cota de armazenamento é consumida apenas do usuário que subiu as informações para a nuvem.
Upload de arquivos realizados pela interface Web estão limitados tamanhos de arquivos de 500mb.
Integração com Webmail Skymail:
A integração do Skybox com o Webmail Skymail permite que os usuários acessem o Skybox a partir da interface do webmail e navegue no conteúdo web do Skybox.
Salve anexos recebidos diretamente em pastas do Skybox, com a integração Skymail + Skybox é possível salvar anexos e arquivos de emails diretamente em pastas do Skybox.
Anexe arquivos em novos emails direto do Skybox, ao clicar em novo e-mail é possivel anexar das pastas do Skybox o arquivo desejado.
Collabora Office Online e Leitor de PDF:
O Collabora Office Online permite que você edite facilmente doc, docx, xls, xlsx e ppt, pptx, txt através da interface web do Skybox.
Arquivos em pastas compartilhadas permitem colaboração em tempo real dos usuários com acesso.
Arquivos no formato .pdf são abertos em formato somente leitura.