Cloud Elástico Skymail - Política de preços e cobrança
Cloud Elástico Skymail
O Cloud Elástico Skymail permite que os clientes gerenciem e alterem os recursos contratados de forma simples através do Painel Cloud Skymail. O consumo de cloud é contabilizado automaticamente pela plataforma Cloudstack considerando apenas os recursos utilizados no periodo. O Cloud Elástico Skymail conta com diversos recursos de governança para garantir o controle de custos do ambiente.
Conceitos:
- Consumo de Cloud: representa valor dos recursos instanciados no ambiente do cliente e sua utilização ao longo do tempo, apurado mensalmente. O consumo sempre será representado pelo preço de tabela dos produtos (preço sob demanda).
- Franquia Cloud: É a ferramenta para aplicar previsibilidade e redução de custos no Cloud Elastico. Representa o comprometimento mínimo fidelizado em Reais. Em função do valor contratado ou fidelização podem ser aplicados descontos pelo gerente de contas Skymail.
- Ambiente sob demanda: Representa o consumo de cloud acima da franquia, ou quando não há franquia contratada para o ambiente. Os preços da Tabela de Preços do painel representam os valores para contratação sob demanda.
- Painel Cloud Skymail: Painel próprio Skymail onde o cliente pode realizar as configurações de seu ambiente cloud, contratar e desativar recursos. As principais ações de gerenciamento de ambiente podem ser realizadas por este painel.
- Painel Cloud Avançado: Utilizado apenas em configurações menos usuais e de maior complexidade, como configuração de VPNs por exemplo.
- Relatórios de consumo: Permitem a apuração do consumo no periodo a atual e nos períodos anteriores, exibem a estimativa de consumo ao final do periodo corrente e permitem a comparação do consumo com a Franquia Cloud contratada.
Política de preços e cobrança
Componentes afetados:
Todos os componentes orquestrados pelo Cloudstack são afetados por esta política.
- Ofertas de VM
- Ofertas de Disco (SSD e Magnetico)
- Storage para Snapshot
- Conectividade por tráfego
- Endereços IP válidos.
Componentes não afetados:
Todos os demais componentes de cloud não são afetados por esta política:
- Licenças de software em nuvem,
- serviços de gerenciamento,
- licenças e Storage de Backup
- Demais serviços não relacionados no tópico ‘componentes afetados’
Para os componentes não afetados aplica-se a política comercial padrão da Skymail, sem cálculo pro rata ou cobrança pela utilização. Para estes componentes o valor cobrado sempre corresponderá ao uso de 01 mês cheio e qualquer adição ou cancelamento deverá ser tratado através da area comercial. A Franquia de Cloud contratada não cobre os valores destes componentes.
Tabela de Preços:
Todos os preços de recursos Cloud estarão listados na tabela de preços disponivel no painel cloud. Esta será a tabela de cloud para contratação no modelo Sob Demanda, sem fidelização e com cobrança mínima de 01 hora. Sobre os valores exibidos na tabela incidem eventuais descontos negociados com a área comercial para a contratação de franquia de unidades Cloud (Vide seção ‘Franquia Cloud e Descontos Comerciais’).
Franquia Cloud e descontos comerciais:
O cliente pode contratar uma franquia de cloud, com descontos e fidelização minima de 12 meses. A Franquia de Cloud corresponde a um comprometimento mínimo em Reais, e dentro deste valor o cliente pode utilizar quaisquer recursos que constem na seção ‘componentes afetados’.
O Gerente de Contas Skymail é o responsável por sugerir a franquia adequada para cada projeto e cliente.
O cliente que não tiver franquia definida será cobrado pelo valor dos itens efetivamente apurados pelo painel cloudstack.
O cliente com franquia contratada será cobrado pelo valor da franquia até que seja atingida a quantidade de unidades definida no painel.
Qualquer consumo de cloud acima da franquia será cobrado pelo valor da tabela Sob Demanda
Apuração de consumo:
As alterações realizadas pelo cliente no Painel Cloud refletirão imediatamente no valor dos serviços contratados.
O consumo é apurado diariamente com base na quantidade de horas que o recurso estava disponivel ( ou GB trafegados no caso de trafego de entrada). Desta forma um servidor Cloud criado no dia 15 em um cliente que tenha o faturamento todo o dia 25, será cobrado no primeiro mês por 10 dias de uso, e pelo periodo total no mês seguinte.
Devido a variação de dias em cada mês pode haver variação de valores com o mesmo perfil de uso. Na Skymail o valor do recurso por hora é fixo, e consideramos 730 horas de consumo para formação do valor mensal. Por isso em ambientes sem franquia contratada é esperado variação de valores mês a mês.
Por exemplo, um servidor cloud que ficou ligado durante todo o mês de fevereiro consumiu 672 horas de processamento. A mesma VM ligada durante todo o mês de março consumirá 744 horas.
O consumo dos componentes será apurado na granularidade minima de 01 hora.
O Cliente poderá separar suas ‘contas de cloud’ utilizando diferentes Ciclos de pagamento, ou Projetos. Para cada projeto é faturado mensalmente de forma separada dos demais do mesmo cliente.
Faturamento e Cobrança:
Na data de faturamento o sistema fará a totalização de consumo de cloud no periodo desde a ultima fatura emitida.
O valor de consumo será comparado com o valor da Franquia Cloud contratada, caso exista.
Se o valor do consumo for menor que o valor da franquia, será faturado o valor da franquia.
Se o valor do consumo for maior que o da Franquia será considerado o desconto da franquia até o valor contratado. Acima deste valor os recursos serão cobrados na tabela Sob Demanda. O valor faturado será a soma da franquia + valor sob demanda (consumo acima da franquia).
Em todos os casos, soma-se o valor dos demais produtos contratados pelo cliente na fátua ( E-Mail, Hospedagem, Licenciamento, Gerenciamento, etc.
Painel de governança de custos:
- No painel de governança de custos o cliente pode acompanhar:
- consumo de cloud,
- valores cobrados em meses anteriores,
- histórico diário de valores considerados
- detalhamento dos valores e exportação para o Excel
- previsão de cobrança com base no consumo atual.
- Os valores refletem sempre a posição do dia anterior.
Notificações por email:
O cliente será notificado das alterações realizadas no seu ambiente Cloud pelo email infoemail@skymail.com.br. Existem três tipos de notificações.
Notificação de alteração de configuração ( contratação ou exclusão de recursos)
- Notificação de franquia excedida – A partir deste momento até a data de faturamento, o consumo de cloud será cobrado no modelo ‘sob demanda’
- Notificação de consumo acima da franquia – quando uma nova contratação é feita o consumo do dia anterior é projetado até o final do periodo, e caso haja risco de ter cobrança acima da franquia, é disparado este alerta
- Obs: Para receber as notificações o contato deve estar cadastrado no painel Skymail como Contato Financeiro ou Gestor Técnico.
Comportamento detalhado por componente:
Ofertas de VM:
As Vms serão cobradas pela quantidade de horas em que os servidores permaneceram ligados ao longo do periodo. Um servidor que fica ligado durante todo o mês durante 30 dias consumirá 720 horas da oferta de VM. Se o mesmo servidor ficar ligado das 8 da manhã as 8 da noite em dias úteis, consumirá apenas 220 horas. A partir do momento em que o servidor está ligado, a carga de processamento não influencia no valor cobrado.
Ofertas de Disco:
O desligamento do servidor Cloud não afeta a cobrança de disco, já que o armazenamento é persistente.
Discos criados ou excluídos no meio do periodo (mês) serão cobrados de forma pro-rata-hora naquele periodo.
Na Skymail discos podem ser redimensionados para cima, mas não para baixo. Recomenda-se utilizar partições separadas de sistema operacional e dados para eventual redimensionamento futuro caso necessário.
O tamanho mínimo da unidade de disco corresponde à imagem de cada sistema operacional: 8GB para Linux e 32 GB para Windows.
Conectividade:
A conectividade para ambientes de cloud elástico é apurada por tráfego. Neste modelo o cliente conta com uma porta de 200Mbps, e o consumo é apurado pelo tráfego de Gigabytes de download. O tráfego de upload não é tarifado.
Cada rede terá possibilidade de receber conexões VPNs IPSEC ( Site to site). Para gerenciamento de VPNS ou criação de VPNS Client-to-site) deve ser contratado o serviço de gerenciamento Skymail, nas quantidades e valores definidos na politica deste serviço. Para clientes não gerenciados, disponibilizamos documentação de apoio para criação de VPNs em nosso site de suporte.