Liberar o SMTP para envio de emails no office 365
Me deparei com a seguinte situação:
Cliente estava tentando enviar emails com protocolo SMTP em conta exchange do 365 e o smtp não autorizava envios.
Após análise, identifiquei que estava bloqueado na organização do 365, e via PowerShell resolvi da seguinte forma. Comandos em azul.
Abrir o powershell da sua máquina Windows como Administrador:
# Para alterar a política de Restricted para Unrestricted e selecioar A dar ok, comando abaixo.
Set-ExecutionPolicy UnRestricted
# Conectar Powershell Office365
$UserCredential = Get-Credential
$Session = New-PSSession -ConfigurationName Microsoft.Exchange -ConnectionUri https://outlook.office365.com/powershell-liveid/ -Credential $UserCredential -Authentication Basic -AllowRedirection
# Executar e aguardar carregar.
Import-PSSession $Session
Após logado, executar e conferir na organização se está como False, permitindo autenticação de saída do outlook.
# Rodar comando abaixo:
Get-TransportConfig | Format-List SmtpClientAuthenticationDisabled
Resultado abaixo:
SmtpClientAuthenticationDisabled : False
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#Se tiver como "false" na organização, já está certo, agora você pode conferir no usuário que está tentando configurar no outlook ou enviar via smtp. (se apresentar resultado abaixo, quer dizer que no usuário tbm já está ok e deveria funcionar).
Get-CASMailbox usuario@dominio.com.br | Select SmtpClientAuthenticationDisabled | FT -AutoSize
Resultado baixo:
SmtpClientAuthenticationDisabled
--------------------------------
# Agora se tiver da seguinte forma na organização:
Get-TransportConfig | Format-List SmtpClientAuthenticationDisabled
Resultado Abaixo:
SmtpClientAuthenticationDisabled : True
#rode o comando abaixo para desabilitar na organização:
Set-TransportConfig -SmtpClientAuthenticationDisabled $false
#Se tiver da seguinte forma no usuário conforme resultado abaixo:
Get-CASMailbox usuario@dominio.com.br | Select SmtpClientAuthenticationDisabled | FT -AutoSize
Resultado abaixo:
SmtpClientAuthenticationDisabled
--------------------------------
True
# rode o comando abaixo para alterar para null:
Set-CASMailbox -Identity usuario@dominio.com.br -SmtpClientAuthenticationDisabled $null
Fim!
Aguarde 10 minutos para replicação.