Como utilizar o MTR no Windows
O MTR é uma ferramenta de diagnóstico de rede que combina as funcionalidades dos comandos ping e traceroute.
Ao iniciar, o MTR investiga a conexão de rede entre o computador local, em que ele está sendo executado (host) e o outro, indicado pelo usuário (hostname) — enviando pacotes com TTLs propositadamente baixos.
Ele envia os pacotes continuamente e registra os tempos de resposta dos roteadores intervenientes. Isto permite exibir os percentuais e tempos de respostas da rota, via Internet, até o destino.
Um repentino aumento na quantidade de pacotes perdidos ou no tempo de resposta é um indicador de que há um link ruim ou apenas sobrecarregado na rota. O MTR trabalha enviando pacotes ICMP e incrementa o valor do TTL até encontrar uma rota entre a fonte (onde ele é executado) e o destino.
Ao combinar o uso do ping com o traceroute, se torna uma ferramenta poderosa para diagnosticar a sua rede.
Após o Download, não é necessária a instalação. Descompacte e execute o programa de acordo com seu Sistema Operacional (x86 - 32 bits ou x64 - 64 bits).
Clique aqui para baixar
Depois de executar o app, informe o endereço de dns ou ip ao qual deseja testar.
Análise do resultado:
Loss = Numero de pacotes perdidos e do lado esquerdo indica em qual hostname esta perdendo pacotes.
Sent = Número de pacotes enviados.
Recv = Número de pacotes recebidos.
Best = Melhor tempo em determinado ponto.
Avg = Média de tempos entre saltos.
Worst = Pior tempo em determinado salto.
Last = Tempo obtido para o ultimo pacote
Deixe executando por 10 minutos e encaminhe o log clicando em Export TEXT. Envie esses dados a Skymail para efetuar a análise ou caso esteja com perdas dentro da sua rota, em algum ponto da operadora, entre em contato com sua operadora para tentar sanar o problema de perda.
Exemplos
1. Normal
Mesmo que alguns hosts mostrem "perda" de alguns pacotes, isso é normal desde que os hosts seguintes não apresentem a mesma perda.
Como no exemplo a seguir, 100% dos pacotes que saíram da origem, chegaram ao destino final. As perdas de 100% no segundo host e de 16% no quarto host não interferem na comunicação. Inclusive o site estava abrindo e funcionando normalmente.
2. Perda de Pacotes
Na imagem a seguir podemos ver claramente que a partir do host 7 se inicia uma perda de pacotes que prossegue até uma perda de 42% no destino final.
Ao tentar acessar o site, apresentava um carregamento lento chegando a retornar mensagens de erro.