Como copiar arquivos locais para o Skybox via rclone
Dentro da pasta do rclone rode o comando rclone.exe config para iniciar a criação de um novo remote.
Digite n e dê enter, em seguida defina um nome para o remote e dê enter.
O próximo passo e escolher a estrutura do remote, no caso o Skybox utiliza chamadas do tipo WebDAV, digite webdav ou o número ao qual ele corresponde, nesta versão do rclone que estou usando ele é o número 46, depois dê enter.
O próximo passo é digitar a URL de conexão do Skybox, no nosso caso é a https://skybox.skymail.net.br/remote.php/webdav, depois seleciona o vendor, neste caso vamos selecionar o 1 - Nextcloud, em alguns casos se, após terminar a configuração, a conexão com o remote der erro de URL, o vendor precisar ser alterado para 2 - Owncloud, neste caso basta editar o remote e alterar apenas esta opção. Depois de escolher o vendor dê enter.
O próximo passo é inserir usuário e senha da conta que vamos conectar no Skybox. Em user> insira a conta, depois coloque y para inserir a senha, e por último insera a senha duas vezes. Vamos pular a próxima opção, basta dar enter.
Na próxima opção ele pergunta sobre configuração avançada, vamos pular e dar enter e por último ele pede para validar as configurações, tudo ok dê enter para finalizar, remote para se conectar ao Skybox da conta data@skymail.net.br via rclone.
Digite q para sair da configuração.
Para fazer um teste básico de conexão basta rodar rclone.exe about data-skybox:, sempre com ":" (depois pontos) na frente, eles representam a "/" (barra) no Linux, aonde se inicia o diretório raíz.
O comando about mostra o tamanho total do drive, espaço usado e livre.
Agora vamos fazer uma cópia simples de alguns arquivos da minha máquina para uma pasta dentro do Skybox, a sintaxe de cópia é a seguinte: rclone.exe copy [origem] [destino] [flags], no caso o comando fica assim rclone.exe copy V:\Script data-skybox:Script -P, vou copiar o conteúdo da pasta Script que está no disco V: da minha máquina, para dentro da pasta Script que vai ser criada no Skybox, quando a pasta no destino não existe o rclone cria ela, o a flag -P mostra o progresso da cópia.
3 arquivos foram copiados em 5 segundos, total de 6KBytes, pastas de origem e destino:
Obs: Normalmente o rclone é uma ferramenta extremamente boa para cópias deste tipo, que envolvam milhares ou milhões de arquivos, ela tem performance bem superior no Linux se comparada ao Windows também, porém tem uma certa limitação de tamanho, com base nas chamadas de API que o mesmo utiliza, logo copiar arquivos únicos maiores que 50GB pode corromper os mesmos ou nem copiar, arquivos menores que 50GB geralmente são copiados de forma normal.