Criar Veeam Recovery Media no Linux e subir nova VM a partir da ISO
Este guia mostra como criar uma ISO Recovery Media do Veeam Backup, para Linux, dentro da máquina para ser usada em futuras restaurações de máquina completa, caso o cliente queira subir uma nova VM por exemplo usando a ISO com pontos de restauração específicos.
Usei um servidor com CentOS 7 como laboratório, o processo é o mesmo nas outras distribuições compatíveis com o Veeam Agente para Linux.
Obs: Algumas libs/pacotes precisam estar instaladas no Linux para que o processo seja feito por completo, esta doc. oficial da Veeam explica melhor sobre todas elas -> Veeam Agent for Linux
Dentro da VM crie um diretório qualquer, criei um na raíz com o nome VeeamAgent, dentro dele faça o download da ISO padrão do Veeam rodando o comando: veeamconfig downloadiso --output .
Depois de fazer o download da ISO rode o comando: veeamconfig patchiso --input /VeeamAgent/veeam-recovery-amd64-6.0.0.iso --output /VeeamAgent/centos01-recovery.iso --efi, ele vai criar uma ISO da VM com o nome centos01-recovery.iso baseada na ISO original da Veeam, substitua no comando os caminhos dos dois arquivos.
A criação da ISO pode demorar alguns minutos, a mesma normalmente fica com cerca de 800MB.
Agora vamos copiar a ISO para a nossa máquina, pode ser feito via SCP ou FTP por exemplo.
Caso você não tenha acesso a máquina original, por qualquer motivo, é possível pegar a ISO diretamente no repositório da Veeam e depois seguir os próximos passos, aqui está o link para download da versão atual que utilizamos: download.
Depois de copiar a ISO para a sua máquina faça o upload dela para o Skybox, por exemplo, depois pegue a URL direta de compartilhamento, vamos usar essa URL para importar a ISO para o Cloudstack.
Com a URL em mãos abra o Cloudstack, vá em Imagens -> ISOs e clique em Registrar ISO.
Coloque a URL de download direto da ISO, coloque um nome e uma descrição qualquer para ela, mantenha a zona de cloud que você está logado, selecione o SO e clique em OK.
A ISO começará a ser importada para o Cloudstack, para acompanhar clique em cima da ISO e depois clique em Zonas, quando a ISO estiver pronta o status do Pronto vai estar como Sim.
Agora vamos subir uma nova VM usando esta ISO como template. Sempre subir a VM com o mesmo tamanho de disco que a anterior usada para criar a ISO, no meu caso 50GB, subi com oferta mínima de 2vCpu e 4GB de RAM, mas podemos usar qualquer oferta e um disco maior nunca um disco menor.
Depois de subir a VM acesse ela via console, o processo de restore é feito todo via console, a seguinte tela vai aparecer, aperte Enter.
Na tela seguinte aceite os termos apertando Espaço e usando Tab para saltar nas opções, depois aperte Enter em Continue.
Depois selecione Restore volumes.
Depois selecione a opção Add Cloud Connect provider...
Em Address coloque a URL de acesso do Veeam, veeam.skymail.net.br, porta padrão 6180 e aperte em Next.
Faça login com usuário e senha do VAC e aperte em Next.
Na tela seguinte serão apontados os jobs de backup, eu tenho apenas um, aperte Enter nele, o 'cursor' será jogado pra direita aonde os pontos de restauração ficam, selecione o que você quer e aperte Enter novamente.
Aperte Enter em 'vda', pode estar com 'xvda' também, depende do tipo de disco/virtualização.
Depois Restore from... Depois 'sda'
Vai ficar parecido com isso:
Obs: Nesta parte podem existir variações dependendo da máquina.
Aperte 'S' - 'Start restore' para que a restauração da nuvem comece, após apertar 'S' na tela seguinte aperte Enter.
Restauração concluída, basta no Cloudstack desligar a vm, desatachar a ISO, criar as regra de redirecionamento de porta e de firewall e acessar a mesma com as mesmas credenciais da máquina original, usada como base da restauração ou usada para criar a ISO.