Veeam Changed Block Tracking Driver
Nesse artigo vamos falar sobre o CBT Driver da Veeam.
Veeam CBT Driver
Você pode configurar o Veeam Agent for Windows para usar o driver Veeam CBT em vez do mecanismo CBT padrão. O driver Veeam CBT é um driver de filtro de classe para dispositivos de volume que ajuda o Veeam Agent a acompanhar os blocos de dados alterados de maneira mais eficiente. O driver destina-se a computadores que executam aplicativos com grandes arquivos de banco de dados. O driver Veeam CBT é compatível com backups em nível de volume e em nível de arquivo.
OBSERVAÇÃO
No caso do backup em nível de arquivo, considere o seguinte:
- O Veeam Agent não usa o driver Veeam CBT para fazer backup de arquivos desduplicados.
- O Veeam Agent usa o driver Veeam CBT para fazer backup de arquivos de 50 MB ou mais, incluindo arquivos com o atributo de hora da última modificação inalterado.
- O driver Veeam CBT foi projetado para rastrear blocos de dados que foram alterados desde a última execução da tarefa de backup. Se você trabalhar com um arquivo em um aplicativo que baixa o arquivo inteiro na RAM, depois de salvar as alterações, todos os blocos de arquivo serão substituídos. O Veeam Agent fará backup desse arquivo como um todo na próxima execução do trabalho de backup.
Para usar o driver Veeam CBT, o computador Veeam Agent deve atender aos seguintes requisitos:
- Execute uma versão de 64 bits do sistema operacional Microsoft Windows.
- Execute um dos seguintes sistemas operacionais:
- Microsoft Windows 11 (versões 21H2, 22H2).
- Microsoft Windows 10 (da versão 1803 à versão 22H2).
- Sistema operacional Microsoft Windows Server compatível com o Veeam Agent .
- Execute a edição Workstation ou Server do Veeam Agent for Windows .
IMPORTANTE
Considere o seguinte:
- Antes de instalar o driver Veeam CBT em um computador executando o Microsoft Windows Server 2008 R2 SP1, verifique se a atualização KB3033929 está instalada no sistema operacional.
A atualização adiciona o suporte de assinatura de código SHA-2 que é necessário para verificação da assinatura do driver Veeam CBT. Sem esta atualização instalada, o sistema operacional em execução em um computador protegido falhará ao inicializar após a instalação do driver Veeam CBT. - Não instale o driver Veeam CBT em um computador executando o Microsoft Windows Server 2008 R2 SP1, 2012 ou 2012 R2 se um ou mais volumes neste computador estiverem criptografados com o Microsoft BitLocker (ou outra ferramenta de criptografia) ou se você planeja usar o Microsoft BitLocker para criptografar volumes neste computador. A operação simultânea do Microsoft BitLocker e do driver Veeam CBT pode resultar em falhas do driver e impedir a inicialização do sistema operacional.
Para habilitar o mecanismo CBT avançado fornecido pelo driver Veeam CBT, você precisa instalar o driver no painel de controle do Veeam Agent . Você pode realizar esta operação sempre que precisar. Para ativar o driver após a instalação, o Veeam Agent precisa reiniciar o computador . Após a reinicialização do computador, o driver Veeam CBT começará a rastrear os blocos de dados alterados nos volumes do computador cujos dados você selecionou para backup nas configurações da tarefa de backup do Veeam Agent.
Em contraste com o mecanismo CBT padrão que suporta apenas volumes NTFS, o driver Veeam CBT pode acompanhar os blocos de dados alterados em volumes que usam os seguintes sistemas de arquivos:
- FAT (somente para backups em nível de volume)
- NTFS
- ReFS
As informações sobre os blocos de dados alterados são registradas em arquivos VCT especiais. Os arquivos VCT são armazenados na pasta C:\ProgramData\Veeam\EndpointData\CtStore no computador do Veeam Agent. Quando a tarefa de backup é executada, o Veeam Agent for Microsoft Windows usa arquivos VCT para descobrir quais blocos de dados foram alterados desde a última execução da tarefa e copia apenas os blocos de dados alterados do volume de backup.
Se você usar o driver Veeam CBT, a acessibilidade da pasta C:\ProgramData\Veeam\EndpointData\CtStore é crucial para um backup bem-sucedido. Considere o seguinte:
- A pasta e seu conteúdo não devem ser compactados ou criptografados.
- A pasta e suas pastas pai não devem ser pontos de nova análise.
OBSERVAÇÃO
Considere o seguinte:
- Se o computador do Veeam Agent desligar inesperadamente, o driver Veeam CBT pode falhar ao registrar informações sobre blocos de dados alterados em um arquivo VCT. Nesse caso, durante a próxima sessão de tarefa de backup, o Veeam Agent for Windows precisará ler todos os dados do volume de backup para criar um backup incremental. Como resultado, o backup incremental exigirá mais tempo.
- Se os blocos de dados forem alterados em um volume enquanto esse volume estiver montado em outra máquina baseada em Windows, durante a próxima sessão de tarefa de backup, o Veeam Agent for Microsoft Windows também lerá todos os dados do volume para criar um backup incremental.
- O driver Veeam CBT não pode detectar alterações de blocos de dados feitas em um volume montado em um sistema operacional não Windows. Por exemplo, essas alterações podem ser feitas quando você inicializa seu computador usando um disco de recuperação de antivírus baseado em Linux. Para continuar a cadeia de backup após essas alterações, você precisa criar um backup completo ativo em vez de um backup incremental.